top of page
Robô
Data
computador touchscreen
mídia social Digital
Tela grande
shutterstock_196378280
eletrodomésticos
Cyborg futurista
Buscar

O uso da tecnologia em tempos de Covid-19

  • Foto do escritor: Jailson Evangelista
    Jailson Evangelista
  • 7 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

A rotina dos profissionais das áreas transacionais nunca foi fácil e tranquila, mas neste ano, o atípico ano da Covid-19, com quarentena, home office e tantos outros artifícios novos, fez com que a rotina desses profissionais fosse ainda mais desafiadora.


Além disso, não diferente do trivial, mas com mais intensidade do que o normal, houveram uma série de atualizações de regras fiscais e tributárias, que segundo algumas pesquisas de consultorias, divulgadas na internet performaram algo em torno de 930 mil alterações no primeiro semestre deste ano, de forma que para estes profissionais, as alterações trazem ainda muito mais trabalho, afinal uma regra tributária alterada pode afetar do Departamento Pessoal à área Financeira, inclusive mudando regras contábeis, ou seja, tem ai muito workload e, consequentemente, ações para o engajamento diário.


Em se tratando de mecanismos para desburocratização, melhor life balance e motivação dos profissionais, só temos uma saída, a transformação digital. Assim, veja duas grandes ações que podem ser aplicadas no seu dia a dia:


Transformação de perfis profissionais: O sucesso de toda essa mudança está centrado nas pessoas, de forma que é necessário fomentar a capacitação do colaborador, capacitação, inclusive, não técnica, pois precisam estar preparados para a mudança, para viverem quebra de paradigmas nas ações diárias, bem como serem ágeis, já que as atividades, o fisco, os órgãos reguladores e até mesmo o negócio não param e precisam do nosso conhecimento técnico e nossas habilidades emocionais e comportamentais para a tomada de decisão. Aqui está uma grande virada de chave, a “troca” de perfil do profissional, onde, de fato, deixam de somente cumprir regras transacionais (burocracias legais) e passam a agregar valor ao negócio principal da empresa.


Otimização/Automatização dos processos: Processos em áreas transacionais são a alma do dia a dia ou em tempos atuais, com alta demanda de trabalho, o maior consumidor de horas dos profissionais, assim, pelo mal ou pelo bem, são necessários, até porque trazem muita eficiência ao dia a dia se bem desenhados e seguidos.

​​Assim, com a otimização e automatização de processos, o principal objetivo é evitar que os fluxos repetitivos corroam o tempo e atenção da equipe, inclusive, reduz os riscos e o tempo de execução de tarefas e processos manuais, gerando impacto direto na redução de custos por processos operacionais e podendo agregar de forma mais estratégica ao negócio.


Num primeiro passo, otimize e depois automatize, pois o uso da tecnologia requer uma certa padronização e organização. Use de recursos como Apps, cloud, BI e recursos do office como excel ou power automate, num primeiro momento e depois, com mais maturidade, navegue por tecnologias de ponta. Com tecnologia adequada e profissionais capacitados tem-se um aumento na precisão, assertividade e segurança em operações fiscais e tributárias. Além de manter um compliance adequado, ter boas ferramentas automáticas, evita problemas, pois o fisco está avançado em tecnologias, de forma que faz cruzamentos em tempo real.


Existem mais ações, quando tratamos de tecnologia ou transformação digital, mas para um inicio, essas duas citadas acima, são essenciais, serão alicerce para tudo que construírem de hora em diante.

 
 
 

Comentários


Nos siga nas redes sociais

 NEWSLETTER

São José dos Campos - SP

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • White LinkedIn Icon
bottom of page