Diversidades de Perfis e Competências em Ambientes Inovadores
- Jailson Evangelista

- 18 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Inovar é imperativo, mas não dá para sair inovando tudo ou se transformar em um inovador de uma hora para outra, assim é necessário pensar nos perfis de profissionais e nas condições adequadas para que o processo de inovação ocorra efetivamente nas organizações.

Como um primeiro passo vale refletir se o ambiente favorece ou não a inovação, se a liderança permite que os funcionários inovem, e se existem as competências adequadas, se a mais alta liderança tem perfil para inovação (afinal eles que são donos do dinheiro da inovação), pois isso facilita e faz a inovação acontecer.
Diversidade de perfis nas equipes é prioridade dentro desse tema de inovação, como por exemplo, é preciso se permitir à tolerar o erro, visto que várias inovações vieram de coisas que não deram certo num primeiro momento, desapegar do que já construiu, realizar conexões de conhecimento e desafiar o status quo. Para um líder de times inovadores, é necessário ter o perfil e entender os ganhos futuros, um visionário, bem como encorajar e reconhecer quem faz perguntas difíceis.
Assim, os profissionais certos (e pode ser que eles ainda não estejam formados, procure-os e forme-os), são os que reúnem as competências para inovar, demonstrando motivação para mudanças, identificação de oportunidades, comportamento em relação a desafios, adaptação durante projetos, tolerância às incertezas, foco em resultados e gestão de processos, ou seja, esse processo de inovação requer novas habilidades que precisam ser estimuladas... vem aí uma era de profissionais mais flexíveis, participativos e mais criativos.
A inovação tem mais chance de dar certo quando se reúnem diferentes perfis de inovadores que se complementam, pois, cada etapa do projeto demanda competências específicas, pois em toda e qualquer inovação haverá sempre o idealizador, que tem a ideia, o refinador da ideia, o experimentador e o executor, nascendo então um novo projeto, um novo negócio, uma nova forma de fazer diferente e de forma ágil o de sempre.
Esses perfis são quebra de paradigmas até para as altas lideranças que muito falam de inovação, mas ainda, também, não possuem esse perfil inovador, o que na hora prática bloqueia o time. Assim, buscar e reconhecer os perfis distintos e se há condições para inovar dentro de seu departamento são essenciais, já que o próprio conceito de inovação é um dilema natural para as corporações que precisa ser superado.
Assim, seja para líderes ou profissionais, a inovação precisa ser praticada e não só falada, pois há 5 anos atrás falávamos que a inovação era um futuro (pensávamos que distante), mas hoje já e presente, as coisas se aceleraram, inclusive, por conta da pandemia. Hoje, já temos posições no mercado com requerimento dessas competências e habilidades diversas, isso, também, para áreas transacionais, como contabilidade, fiscal, departamento pessoal e financeiro.
Inovemos, sejamos diversos, deixemos de buscar por times iguais!! E, para isso, aprimoremos, fazendo com que nosso perfil mais técnico se transforme em um perfil mais high tech e estratégico, agregando valor em todo ciclo de uma empresa.
E você, como tem se preparado para as transformações tecnológicas? Compartilhe com a gente suas experiências.
Vamos nos readaptar e trilhar juntos esse caminho de inovação!
Até Logo,
Equipe ForTech













Comentários