Ferramentas de BI (Business Intelligence) para Áreas Transacionais.
- Tatia Cristina Vaz Caldeira

- 28 de dez. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2020
Como as ferramentas de BI (Business Intelligence) podem ajudar a acelerar a tomada de decisão e apontar oportunidades para o negócio.
Bem-vindo a ForTech, hoje vamos falar de ferramentas de BI (Business Intelligence). Estas ferramentas ajudam na preparação de dados para análises, possibilitando a criação de relatórios e dashboards de visualizações de dados. Os resultados permitem aos colaboradores e liderança o poder de acelerar e aprimorar as tomadas de decisões, aumentando a eficiência operacional, bem como de criar KPI's, que além da visibilidade, pode apontar novas oportunidades de negócios.
Sabemos que as áreas de finanças, contabilidade, fiscal e departamento pessoal geram muitas informações e dados, que podem ajudar as empresas nas tomadas de decisões, porém devido ao volume de atividades e prazos apertados junto à fisco e órgãos reguladores, não usamos com potencialidade estas informações, correto? Então, como podemos criar dashboards com dados relevantes, claros, concisos e de fácil entendimento para ajudar a liderança nas tomadas de decisões junto ao negócio? Vamos ver como funciona as ferramentas de BI?
Onde posso usar as ferramentas de BI?
É comum ouvir pessoas falando de BI, mas muitas vezes não sabemos o que é, ou como essas ferramentas podem ajudar na criação de oportunidade para trazer visibilidade de dados à Cia.
No mercado temos diversas ferramentas de BI, algumas gratuitas, como é o caso do Power BI (temos versões gratuitas e pagas) e outras que são somente pagas como TIBCO Spotfire, Tableau, Qlik sense, entre outras.
Nas áreas financeira, contábil, fiscal e de departamento pessoal podemos utilizar essas ferramentas para os criação de KPI's, até mesmo dos que você já apresenta em power point dedicando horas para ajustes finos. Utizando as ferramentas de BI você terá visualizadores dinâmicos e de fácil interpretação.
Vale lembrar que é possível utilizar estas ferramentas para outros arquivos, como .TXT dos SPED, por exemplo, onde se tem, de fato, um Big Data de informações não utilizadas em sua totalidade, criando então a possibilidade de uma análise mais abrangente, seja em finanças, impostos, contabilidade ou folha de pagamento
Importante frisar, que além da flexibilidade para trabalhar dados, os BI's tem uma particularidade excelente em relação ao visual que traz aos gráficos, pois dinamiza dados tão complexos.
Como utilizar as ferramentas de BI
Você pode utilizar essas ferramentas para eliminar ou reduzir o número de planilhas fazendo conexões diretamente com diversos programas e ferramentas como, por exemplo, o Sharepoint, não sendo necessário transformar os dados para excel ou qualquer outro do pacote office, assim o usuário terá informações em tempo real para acompanhamento e tomada de ações. Ainda, sobre a ferramenta, o acesso pode ser de computadores, mas também de dispositivos móveis, via app.
Como é um Dashboard em uma ferramenta de BI?
Abaixo da pequena descrição de um case de sucesso na área tributária, um exemplo de um dashboard no PowerBI via desktop:
Neste case, havia a necessidade da mensuração de acessos à área por e-mail, skype e telefone, mas era inviável mensurar em ferramentas tão polarizadas, bem como era necessário treinar pessoas em território nacional, onde tinham filiais espalhadas, não sendo possível serem assertivos na causa raiz. O grande Challenge aqui era que as áreas demandantes não tinham visibilidade destas dificuldades e cobravam um SLA a seu critério, inclusive escalando o não atendimento dentro do prazo desejável.
Com BI, como ferramenta, aliada à apoio da liderança para um novo aculturamento de chamados, foi possível mensurar as demandas, categorizar, criar SLA justo para ambas as partes, bem como conhecer o "calcanhar de aquiles" de cada negócio/área, sendo possível então criar treinamentos customizados com a necessidade técnica de cada região, tratando o "problema" na raiz.

E em seguida o dashboard com visualização por celular:

Viu como é possível, aplicar? Basta, olhar "fora da caixa"!
E você, já utiliza ferramentas de BI nos processos fiscais? compartilhe com a gente sua experiência.
Nós da equipe ForTech queremos ouvir você. Vamos trilhar juntos esse caminho de inovação!
Até Logo,
Equipe ForTech













Comentários