top of page
Robô
Data
computador touchscreen
mídia social Digital
Tela grande
shutterstock_196378280
eletrodomésticos
Cyborg futurista
Buscar

O Avanço da Tecnologia no Mundo

  • Foto do escritor: Jailson Evangelista
    Jailson Evangelista
  • 30 de nov. de 2020
  • 4 min de leitura

Investir em tecnologia pode mudar a rotina de áreas transacionais, ela permite pensar em novos escopos, papéis e responsabilidades, e ainda uma redução de custos aumentando a contribuição para toda organização e clientes

ree

Há uns anos temos iniciado a jornada da inovação tecnológica, pois hoje em muitas áreas e setores do mundo a tecnologia já predomina. Isso abrange setores de saúde, serviços, agro, e industrial; setores dominantes na sociedade. E porque essa onda de inovação não abrangeria os serviços triviais de finanças, contabilidade, fiscal e departamento pessoal destes setores ou até mesmos os independentes? Inovação tecnológica é presente e não mais futuro!


No mundo empresarial a expressão “inovação tecnológica” vem ganhando cada vez mais importância de um modo generalizado nas últimas décadas, buscando pela produção e comercialização de bens e serviços que possam atender ou superar as expectativas de clientes e investidores com agilidade e praticidade, atendendo ainda a volatilidade destes polos. É importante ser flexível e aberto à experimentação, incluindo em sua marca mais estes diferenciais competitivos.


Se focarmos em saúde, já vemos a telemedicina se expandindo, onde pacientes passaram a receber orientações médicas online, reduzindo as taxas de mortalidade, o uso de big data e blockchain, trazendo mais visibilidade das informações de pacientes e com segurança da informação, ajudando na criação de índices de nascidos vivos e propagação de doenças contagiosas entre outras. Há também uso de IOT conectados à casa de idosos, como sensores no chão para identificar quedas e notificar responsáveis ou SAMU, bem como relógios e pulseiras que aferem pressão arterial. Muitos hospitais já fazem cirurgias ou identificam tumores e doenças graves com uso de inteligência artificial, além de nos últimos anos terem se dedicado ao estudo dos genomas (relações entre alterações genéticas e patologias), o que nos mostra que vem mais inserção de tecnologias disruptivas na saúde.


Se olharmos para o setor imobiliário, ele vem se reinventando dia após dia. Hoje, temos plataformas eletrônicas que locam e vendem imóveis ao redor do mundo sem uma sede física, o que foi uma quebra de paradigmas de anos e, ainda nestas páginas, há aplicação de tecnologias cognitivas e de machine learning, pois as publicidades de imóveis são direcionadas à você com base nos filtros aplicados para busca e até mesmo pelo reconhecimento facial e de voz. Além destes sites há as plataformas e Apps dedicados ao turismo, oferecendo hospedagens das mais variadas, seja em valor, qualidade ou até mesmo inusitadas, como hospedagens em casas da árvore, tonel de cerveja, barcos, iglus entre outras, usando de mecanismos da inteligência artificial nas análises preditivas, onde escaneiam a internet à procura de pistas que indiquem se um hóspede é confiável ou não, protegendo, assim, os donos dos imóveis.


Em relação ao setor automotivo, os avanços tecnológicos foram tão significativos nos últimos anos, que se hoje, Henry Ford estivesse vivo, dificilmente reconheceria as plantas industriais cuja base fundou no início do século passado, isso porque junto ao setor de bens de capital e da agroindústria, o setor automotivo é o que mais aposta na dominância de tecnologias 4.0 para a competitividade dos negócios.


Fábricas inteligentes, que combinam conceitos de automação e troca de dados em tempo real a favor da eficiência produtiva, já são realidade tanto entre as montadoras como entre as fabricantes de autopeças. Ambas, já fazem uso de Inteligência Artificial em AGVs (Veículos Guiados Automaticamente), em sensores de estoque e linhas de produção, além do uso da tecnologia 3D em modernas impressoras. O setor também faz uso de realidade virtual, onde as plantas produtivas “conversam” com as outras plantas da empresa ou parceiras no mundo, trazendo agilidade e assertividade no processo produtivo, uma vez que se é identificado algum tipo de problema com o produto, todas interrompem o funcionamento para detectar a falha e ajustar antes de prosseguir.


Pararemos por aqui com esses três exemplos de setores tecnológicos, caso contrário ficaríamos aqui listando as infindáveis criações nos demais setores. Assim, nós, profissionais de áreas transacionais/operacionais administrativas, que inclusive abastecem todos esses setores com informações valiosas para crescimento do negócio como planejamento financeiro (forecast/actual/cash fllow), contabilização real à acionistas e investidores (avaliação de impactos em caixa e contas de resultado), planejamento tributário (legislação e compliance), bem como mantém uma folha de pagamento sob um rigoroso quality assurance, além de representar todo o negócio perante o fisco brasileiro, devemos refletir sobre estarmos abertos ao uso e aplicação, em nosso dia a dia, das inovações tecnológicas.


Fomentar a inovação tecnológica em finanças, contabilidade, fiscal e departamento pessoal, nos permitirá se preocupar com temas relevantes à empresa, podendo ser mais eficaz para os acionistas e investidores e, inclusive, para o cliente final, pois passaremos a ser áreas e profissionais estratégicos, aqueles essenciais para a tomada de decisões. Investir em tecnologia pode mudar a rotina de áreas transacionais, ela permite pensar em novos escopos, papéis e responsabilidades, ainda uma redução de custos aumentando a contribuição para toda organização e clientes, porém, mais do que investir em tecnologia, é necessário saber investir em tecnologia certa e aplicá-la da forma mais apropriada ao seu modelo de negócio.


O mercado, de modo geral, está competitivo e a cada dia será mais, exigindo qualidade, eficiência, melhoria nos produtos, serviços e processos. Assim, áreas transacionais precisam ser desburocratizadas com inovações tecnológicas, pois esta é a forma de áreas transactional enabling contribuírem com o customer centricity, tornando-se fortes aliadas dos negócios.


Por fim, manter o foco em inovações tecnológicas, não é só para a empresa, negócio ou áreas, mas também para o profissional, pois são elas quem te trarão uma maior probabilidade de ter um sucesso sustentável em sua carreira. Pense nisso!


Comenta aqui, o que você achou desse post.


Nós da equipe ForTech queremos ouvir você. Vamos trilhar juntos esse caminho de inovação!


Até Logo,


Equipe ForTech

Comentários


Nos siga nas redes sociais

 NEWSLETTER

São José dos Campos - SP

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • White LinkedIn Icon
bottom of page