top of page
Robô
Data
computador touchscreen
mídia social Digital
Tela grande
shutterstock_196378280
eletrodomésticos
Cyborg futurista
Buscar

O dilema da transformação digital

  • Foto do escritor: Jailson Evangelista
    Jailson Evangelista
  • 18 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

Quando falamos em transformação, não há limites para a imaginação, mas por outro lado é necessário tirar as ideias do papel, o que tende a ser bem mais complicado do que escrevê-las.

ree

Os avanços tecnológicos, no entanto, estão encurtando cada vez mais as distâncias entre esses dois lados: o da ideação e o da execução, então atenção!!


Um dos pontos que tem ajudado esse distanciamento diminuir é a disseminação de equipamentos e softwares, consequentemente, o seu barateamento, de forma que pequenas e médias empresas, startups e até pessoas físicas passam a poder competir com as grandes indústrias e o mais importante, até ganhar delas quando o assunto é inovação. O movimento digital corporativo vem prometendo uma revolução com a mesma proporção ou ainda maior do que a promovida pelo advento da internet.


Antes da competição que citamos acima ser vencida, há muitos dilemas a serem superados, mas como um exemplo principal, estão os relacionados à educação. Quando o tema é reciclagem de conhecimentos (upskilling) ou aquisição de novos conhecimentos (reskilling), o que vemos nas pequenas, médias e grandes empresas é que grande parte dos profissionais e líderes já entendem a necessidade, bem como de que é um tema atual, porém as ações reais têm baixa frequência, principalmente quando se fala em experimentos, em tentativas... (estão só no papel ou nas falas verbais), ou seja, aqui está o maior dos dilemas, a aceitação de fato já que hoje as revoluções não demoram mais seis décadas para acontecerem como no passado.


Diante disso, as empresas e profissionais precisam compreender que é necessário ação e execução. Para ajudar, vale lembrar que, em meio a tantas tecnologias que se tem hoje, duas é necessária compreender e, de alguma, forma promover nas áreas e entre profissionais:


Tecnologia disruptiva e incremental


Tecnologias disruptivas transformam o mercado para algo mais simples e mais prático para o usuário final. Por exemplo, a Netflix substituindo as locadoras, a Uber tornando-se uma nova opção ao invés dos táxis e até mesmo o Whatsapp que veio para substituir o SMS.

A tecnologia incremental, consiste em inovar na melhoria de tecnologias já existentes, tornando-as melhores, mas sem causar grandes alterações no mercado.


Podemos usar como exemplo os carros e celulares, que são dois tipos de produtos que possuem inovações constantes, como câmera de ré nos carros e leitor digital nos celulares.

Assim, trazendo esses dois conceitos às áreas transacionais, podemos citar a revolução que os fiscos federais e estaduais têm feito na recepção de informações dos contribuintes, são padrões mais elevados em tecnologia disruptiva, quando lembramos que 10 anos atrás as informações eram compartilhadas em papéis e disquetes. Outro exemplo são as novas regras e fluxos criados pelo Banco Central, o que transformou as áreas de tesouraria, consequentemente todo o financeiro, modernizando-os. Para área de departamento pessoal, quantas mudanças nos últimos 10 anos, pois foram inseridos ponto eletrônico e logo depois com reconhecimento facial, carteira digital entre tantas outras.


No que se refere à tecnologia incremental, essas áreas têm muitas oportunidades, já que contabilidade, fiscal, departamento pessoal e finanças são áreas burocráticas, com volume de informação inigualável e prazos muito apertados, ou seja, pratos cheios de possibilidades para aplicação de tecnologia incremental.


Pense em fluxos e rotinas que você faz todos os dias...não é possível otimizar? Criar um atalho? Cabe uma macro, um VBA? Dá para criar comunicações entre planilhas? Em suas apresentações, não cabe um dashboard mais conciso? Uma one page? Lembrando que tais transformações, trazem o mesmo resultado, porém em menos tempo, liberando tempo para ser usado de forma estratégica.


Você, empresário, líder e profissionais com relação às atividades transacionais, pense nisso...o futuro da tecnologia e, consequentemente, as transformações digitais, já são presentes, são o hoje!!

E você, como tem se preparado para as transformações tecnológicas? Compartilhe com a gente suas experiências.


Vamos nos readaptar e trilhar juntos esse caminho de inovação!


Até Logo,


Equipe ForTech


Comentários


Nos siga nas redes sociais

 NEWSLETTER

São José dos Campos - SP

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • White LinkedIn Icon
bottom of page